Excelente oportunidade para atualizar os conhecimentos sobre alfabetização, teorias e processo de aprendizagem, sem sair de casa.
O curso é realizado pelo nosso parceiro Portal da Educação e oferece certificado contendo: o conteúdo programático, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro e um selo holográfico de qualidade.
Objetivo
- Descrever como a criança aprende, analisando o desenvolvimento linguístico e cognitivo sobre os pensamentos Chomsky, Vygotsky e Piaget;
- Identificar recursos e instrumentos da perspectiva infantil na fase de alfabetização;
- Oportunizar o estudo e a compreensão das teorias que cercam a aprendizagem do aluno;
- Analisar as teorias envolvidas no processo de ensino-aprendizagem;
- Conhecer os principais teóricos e suas teorias sobre a aprendizagem.
- Como a Criança Aprende;
- O que Pensam os Pensadores;
- Desenvolvimento linguístico;
- Desenvolvimento Cognitivo;
- Chomsky, Vygotsky e Piaget;
- Contribuições de Paulo Freire;
- Emília Ferreiro para a Alfabetização;
- Decodificação e Codificação Gráfica;
- Faces da Alfabetização;
- As Etapas do Processo de Alfabetização;
- As Áreas do Desenvolvimento Humano;
- Suas Implicações no Aprendizado;
- Prática e Avaliação em Sala de Aula;
- Escolha de Conteúdos;
- Recursos e Instrumentos;
- A Importância da Consciência Fonológica na Alfabetização;
- A Tecnologia a Favor da Alfabetização;
- A Perspectiva Infantil na Fase da Alfabetização;
- Conhecendo seu Aluno. Escola e prática pedagógica;
- Introdução; Reflexão inicial;
- A tendência escola nova;
- A tendência liberal tecnicista;
- Pedagogia progressista e construtivismo;
- A pedagogia progressista: educar para transformar;
- Pedagogia libertadora;
- Pedagogia libertária;
- Pedagogia crítico-social dos conteúdos;
- Célestin Freinet;
- Vida e obra de Cèlestin Freinet;
- O método natural;
- O trabalho na escola - aula-passeio;
- Imprensa escolar;
- Intercâmbio interescolar;
- Maria Montessori - a metodologia montessoriana;
- Sistema Montessori;
- A metodologia montessoriana;
- A filosofia montessoriana;
- Jean Piaget e a epistemologia genética;
- Vida e obra de Jean Piaget;
- Epistemologia genética;
- Os estágios de desenvolvimento cognitivo da criança;
- A interação social na teoria de Piaget;
- Lev Vygotsky - o interacionismo e o socioconstrutivismo;
- Vida e obra de Lev Vygotsky;
- Cultura e linguagem;
- A aprendizagem;
- Construtivismo e a construção do conhecimento;
- Paulo Freire- a prática de educação popular;
- O método de Paulo Freire;
- Algumas fases do método de Paulo Freire;
- A realidade em foco;
- Henri Wallon e a psicogênese da pessoa completa;
- Vida e obra de Henri Wallon;
- Psicogênese a pessoa completa;
- O desenvolvimento do organismo;
- Teoria da emoção;
- Legados de Wallon à educação;
- A perspectiva de Madalena Freire;
- Emília Ferreiro e a psicogênese da língua escrita;
- Evolução da escrita e da leitura;
- Consequências pedagógicas da teoria de Emília Ferreiro;
- Inteligência na perspectiva de Howard Gardner;
- O desenvolvimento das inteligências;
- Educação para as competências - Philippe Perrenoud;
- Articulando as teorias - uma questão de método;
- As contribuições teóricas;
- As contribuições de Lev Vygotsky;
- As contribuições de Jean Piaget;
- As contribuições de Wallon;
- As contribuições de Perrenoud;
- As contribuições de Howard Gardner;
- Divergências e aproximações entre os teóricos;
- Uma questão de método;
- O professor e as teorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário