quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Curso Online: Alfabetização, teorias e processo de aprendizagem

Excelente oportunidade para atualizar os conhecimentos sobre alfabetização, teorias e processo de aprendizagem, sem sair de casa.
O curso é realizado pelo nosso parceiro Portal da Educação e oferece certificado contendo: o conteúdo programático, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro e um selo holográfico de qualidade.

Objetivo
  • Descrever como a criança aprende, analisando o desenvolvimento linguístico e cognitivo sobre os pensamentos Chomsky, Vygotsky e Piaget; 
  • Identificar recursos e instrumentos da perspectiva infantil na fase de alfabetização; 
  • Oportunizar o estudo e a compreensão das teorias que cercam a aprendizagem do aluno; 
  • Analisar as teorias envolvidas no processo de ensino-aprendizagem; 
  • Conhecer os principais teóricos e suas teorias sobre a aprendizagem.
Conteúdo Programático
  •  Como a Criança Aprende;
  •  O que Pensam os Pensadores;
  •  Desenvolvimento linguístico; 
  • Desenvolvimento Cognitivo; 
  • Chomsky, Vygotsky e Piaget; 
  • Contribuições de Paulo Freire; 
  • Emília Ferreiro para a Alfabetização; 
  • Decodificação e Codificação Gráfica; 
  • Faces da Alfabetização; 
  • As Etapas do Processo de Alfabetização; 
  • As Áreas do Desenvolvimento Humano; 
  • Suas Implicações no Aprendizado; 
  • Prática e Avaliação em Sala de Aula; 
  • Escolha de Conteúdos; 
  • Recursos e Instrumentos; 
  • A Importância da Consciência Fonológica na Alfabetização; 
  • A Tecnologia a Favor da Alfabetização; 
  • A Perspectiva Infantil na Fase da Alfabetização; 
  • Conhecendo seu Aluno. Escola e prática pedagógica; 
  • Introdução; Reflexão inicial; 
  • A tendência escola nova; 
  • A tendência liberal tecnicista; 
  • Pedagogia progressista e construtivismo;
  •  A pedagogia progressista: educar para transformar; 
  • Pedagogia libertadora; 
  • Pedagogia libertária; 
  • Pedagogia crítico-social dos conteúdos; 
  • Célestin Freinet; 
  • Vida e obra de Cèlestin Freinet; 
  • O método natural; 
  • O trabalho na escola - aula-passeio; 
  • Imprensa escolar; 
  • Intercâmbio interescolar; 
  • Maria Montessori - a metodologia montessoriana; 
  • Sistema Montessori; 
  • A metodologia montessoriana; 
  • A filosofia montessoriana; 
  • Jean Piaget e a epistemologia genética; 
  • Vida e obra de Jean Piaget;
  •  Epistemologia genética; 
  • Os estágios de desenvolvimento cognitivo da criança; 
  • A interação social na teoria de Piaget; 
  • Lev Vygotsky - o interacionismo e o socioconstrutivismo; 
  • Vida e obra de Lev Vygotsky; 
  • Cultura e linguagem; 
  • A aprendizagem; 
  • Construtivismo e a construção do conhecimento; 
  • Paulo Freire- a prática de educação popular; 
  • O método de Paulo Freire; 
  • Algumas fases do método de Paulo Freire; 
  • A realidade em foco; 
  • Henri Wallon e a psicogênese da pessoa completa; 
  • Vida e obra de Henri Wallon;
  •  Psicogênese a pessoa completa; 
  • O desenvolvimento do organismo; 
  • Teoria da emoção; 
  • Legados de Wallon à educação; 
  • A perspectiva de Madalena Freire; 
  • Emília Ferreiro e a psicogênese da língua escrita; 
  • Evolução da escrita e da leitura; 
  • Consequências pedagógicas da teoria de Emília Ferreiro; 
  • Inteligência na perspectiva de Howard Gardner; 
  • O desenvolvimento das inteligências; 
  • Educação para as competências - Philippe Perrenoud; 
  • Articulando as teorias - uma questão de método; 
  • As contribuições teóricas; 
  • As contribuições de Lev Vygotsky; 
  • As contribuições de Jean Piaget; 
  • As contribuições de Wallon; 
  • As contribuições de Perrenoud; 
  • As contribuições de Howard Gardner; 
  • Divergências e aproximações entre os teóricos;
  •  Uma questão de método; 
  • O professor e as teorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário