quarta-feira, 13 de junho de 2012

Novas Práticas Pedagógicas


Curso:Tecnologias da Educação ensinando e aprendendo com as TIC
Município: Ponte Nova
Cursista: Roberta Ribeiro Parentoni
Turma: Tarde
Atividade sobre Objetos de Aprendizagem
Data: 13/6/12
Novas Práticas Pedagógicas
O professor no ensino da matemática é um mediador entre o conhecimento matemático e o aluno. Para desempenhar essa função mediadora, é necessário que ele conheça muito bem os conceitos e procedimentos que deverá ensinar e o modo como esses conteúdos são apreendidos pelo aluno.
Utilizar jogos no ensino da matemática é muito atraente e os alunos adoram! Além de se tratar de atividades propícias à socialização e troca de ideias, as crianças terão a oportunidade de aprender e aplicar conceitos matemáticos de maneira fácil e divertida, tornando significativa a aprendizagem matemática.
Pensando dessa forma e buscando novas atividades que favoreçam a aprendizagem dos nossos alunos, segue uma sugestão para trabalhos com os múltiplos no 4º e 5º ano:
  • Clique à esquerda em FÁBRICA VIRTUAL
  • Clique no site da UFC
  • Clique à esquerda em OBJETOS DE APRENDIZAGEM
  • Escolha a categoria MATEMÁTICA
  • Clique em visualiza o jogo NÚMEROS MÚLTIPLOS
Esse jogo tem como objetivo identificar e interpretar se um número é, ou não múltiplos do outro; Conhecer de forma inicial o m.m.c; Comparar sequências de números e estabelecer que números existam em comum nas mesmas; Analisar uma sequência de números e perceber que relação existe entre os mesmos.
O site Rived vem de encontro às nossas necessidades e atende de forma competente às todas competências que os alunos necessitam.
Trabalhando de forma criativa e interativa, com certeza nossos alunos compreenderão os conteúdos de mais mais rápida e eficaz.
Roberta

Fontes de Pesquisa:
http://conhecelinux.blogspot.com
http://rived.mec.gov.br
http://proativa.vdl.ufc.br

Um comentário:

  1. Olá Roberta!
    Para nós professores é muito bom ter acesso a novas práticas de ensino.
    Graças as tecnologias estamos conseguindo levar novidades prazerosas aos nossos alunos e consequentemente uma melhora no desempenho de alguns deles.
    Eu como aluna, sempre tive mais dificuldade na matemática e como professora, tendo a não passar tanto prazer no desenvolvimento desta disciplina.
    Sua sugestão me ajudou a trabalhar de maneira mais divertida e os alunos adoraram.
    Agradeço as colaborações e parabéns pelos trabalhos!!!

    ResponderExcluir