Curso:Tecnologias
da Educação ensinando e aprendendo com as TIC
Município:
Ponte Nova
Cursista:
Roberta Ribeiro Parentoni
Turma:
Tarde
Atividade
sobre Objetos de Aprendizagem
Novas Práticas Pedagógicas
O professor no ensino da
matemática é um mediador entre o conhecimento matemático e o
aluno. Para desempenhar essa função mediadora, é necessário que
ele conheça muito bem os conceitos e procedimentos que deverá
ensinar e o modo como esses conteúdos são apreendidos pelo aluno.
Utilizar jogos no ensino da
matemática é muito atraente e os alunos adoram! Além de se tratar
de atividades propícias à socialização e troca de ideias, as
crianças terão a oportunidade de aprender e aplicar conceitos
matemáticos de maneira fácil e divertida, tornando significativa a
aprendizagem matemática.
Pensando dessa forma e buscando
novas atividades que favoreçam a aprendizagem dos nossos alunos,
segue uma sugestão para trabalhos com os múltiplos no 4º e 5º
ano:
- Entre no site http://rived.mec.gov.br
- Clique à esquerda em FÁBRICA VIRTUAL
- Clique no site da UFC
- Clique à esquerda em OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- Escolha a categoria MATEMÁTICA
- Clique em visualiza o jogo NÚMEROS MÚLTIPLOS
Esse
jogo tem como objetivo identificar
e interpretar se um número é, ou não múltiplos do outro; Conhecer
de forma inicial o m.m.c; Comparar sequências de números e
estabelecer que números existam em comum nas mesmas; Analisar uma
sequência de números e perceber que relação existe entre os
mesmos.
O site Rived vem de encontro às nossas necessidades e atende de forma competente às todas competências que os alunos necessitam.
O site Rived vem de encontro às nossas necessidades e atende de forma competente às todas competências que os alunos necessitam.
Trabalhando
de forma criativa e interativa, com certeza nossos alunos
compreenderão os conteúdos de mais mais rápida e eficaz.
Roberta
Fontes
de Pesquisa:
http://conhecelinux.blogspot.com
http://rived.mec.gov.br
http://proativa.vdl.ufc.br
Olá Roberta!
ResponderExcluirPara nós professores é muito bom ter acesso a novas práticas de ensino.
Graças as tecnologias estamos conseguindo levar novidades prazerosas aos nossos alunos e consequentemente uma melhora no desempenho de alguns deles.
Eu como aluna, sempre tive mais dificuldade na matemática e como professora, tendo a não passar tanto prazer no desenvolvimento desta disciplina.
Sua sugestão me ajudou a trabalhar de maneira mais divertida e os alunos adoraram.
Agradeço as colaborações e parabéns pelos trabalhos!!!